2023-04-11
É DE LEIRIA! distinguido com Prémio Cinco Estrelas Regiões
Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, e o É DE LEIRIA! foi um dos 116 vencedores, entre mais de 900 candidatos, tendo sido distinguido na categoria Projetos de Promoção Gastronómica.
O Projeto É DE LEIRIA! obteve uma pontuação de 80,20%, tendo sido avaliado por um conjunto de 1850 consumidores que revelaram ter afinidade à categoria.
O processo de atribuição do Prémio Cinco Estrelas passa por 3 fases distintas. Na primeira fase são identificadas e validadas as características a avaliar na fase seguinte, pelos consumidores. Na segunda fase, são efetuados testes de experimentação, sendo avaliada a “Satisfação pela experimentação” e a “Intenção de recomendação”. Por último, é feito um estudo de mercado às marcas, através de questionários de avaliação relativamente à “Confiança na marca” e à “Inovação”.
Entre as características que os consumidores mais destacaram no Projeto É DE LEIRIA! destaca-se a variedade e tradição da gastronomia local, através do cumprimento das receitas originais, a exclusividade da oferta, a qualidade dos produtos utilizados e do método de produção e a própria região, que oferece outros atributos de interesse para os visitantes. Note-se que o Castelo de Leiria foi igualmente um dos vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria Monumentos.
Prémio Cinco Estrelas Regiões
O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo avaliar e reconhecer o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal, premiando ícones regionais, como praias, aldeias, monumentos feiras e romarias ou cozinha tradicional, além de avaliar marcas regionais e premiar as que se distinguem pela sua qualidade.
A metodologia mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem ao público alvo, tendo como critérios de avaliação variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.