2019-05-07

Brisas do Liz passam mais uma fase do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal

As duas primeiras eliminatórias do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal já terminaram, e as Brisas do Liz foram selecionadas por um Painel de Especialistas, fazendo, agora, parte dos 7 finalistas que representam o distrito de Leiria.

De um total de 907 candidaturas provenientes dos 18 distritos do país e Regiões Autónomas da Madeira e Açores, foram, no passado dia 7 de maio, revelados os 140 doces finalistas, 7 por cada distrito e região autónoma, que agora entram numa fase totalmente distinta, em que a votação é feita pelo público.
A próxima fase do concurso arranca no mês de julho e vai contar com 20 programas, transmitidos em direto pela RTP, a partir de cada um dos distritos e Regiões Autónomas.
Em cada programa, os 7 doces do distrito serão submetidos a votação pública, da qual resultará apenas 1 vencedor, que seguirá automaticamente para as semi-finais.

O distrito de Leiria está muito bem representado, e as Brisas do Liz aproveitam para consolidar o seu estatuto de doce embaixador da cidade.
Criadas a partir de uma receita original que remonta ao início do século XX, as Brisas do Liz permaneceram, durante largos anos, associadas a um célebre café local. No entanto, o sucesso deste doce levou a que os pasteleiros Leirienses começassem a confecioná-lo, com base nos 3 ingredientes base da receita: ovos, açúcar e amêndoa.
Hoje, as Brisas do Liz são um dos símbolos da cidade, o souvenir preferido dos seus visitantes e um orgulho para todos os Leirienses.