Curiosidades

São várias as histórias que se ouvem pela cidade de Leiria e que falam da origem das Brisas do Liz. São várias as histórias e curiosidaedes que se contam à volta deste doce regional.
Algumas são meras suposições, outras foram contadas por quem as experienciou e outras estão documentadas em livros e escritos antigos.

Aqui ficam umas quantas que enriquecem a história das Brisas do Liz!

BRISAS VELHAS

Durante algum tempo era comum ouvir-se pedir uma Brisa Velha ao balcão do Café Colonial. O pedido era feito por clientes com um gosto mais peculiar, que preferiam Brisas do Liz com alguns dias de confeção e uma consistência mais firme.
Gostos não se discutem

CONVENTO DE SANTANA

Apesar de não termos forma de o comprovar, são muitos os que acreditam que as Brisas do Liz nasceram no Convento de Santana, numa altura em que era comum que as monjas se dedicassem à doçaria. Hoje, no lugar onde outrora funcionou o Convento, ergue-se o bonito edifício do Mercado de Sant'Ana, que vale a pena visitar!

QUINDIM

Diz-se que o Quindim, originário do Brasil, é uma adaptação da receita das Brisas do Liz. A escassez de amêndoa naquele país levou à sua substituição por coco ralado, bem mais abundante e acessível. Uma recriação que faz as delícias de muitos e que enche de orgulho as nossas Brisas do Liz!

7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL

Em 2019, as Brisas do Liz participaram no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal e chegaram à grande final, que se realizou em Montemor-o-Velho, com transmissão em direto pela RTP1.
Mesmo não tendo recebido o título de Maravilha Doce de Portugal, certo é que as Brisas do Liz muito ganharam com este concurso e, hoje, são apreciadas e reconhecidas em todo o país.